sábado, 28 de novembro de 2009



O que foi dito e o que ficou por dizer ???!!!!!

A população de Cabanelas, concelho de Vila Verde, manifestou-se contra a construção da ETAR no lugar de São Gens, junto à Estrada Nacional 205. «Aqui quem manda é o povo!" era a frase escrita numa faixa negra colocada no terreno onde a empresa Águas do Ave quer construir o Edificio de tratamento de esgotos.

Havendo outros estudos de localização os senhores responsaveis pelo assunto apontaram esta localização explicando que é um local que cumpre as normas de cotas de água(local de baixa elevação). O que estes senhores não disseram foi que ja existem acessos feitos e um canal afluente directo ao RIO CAVADO (toca e embolsarem uns milhares de euros), não está previsto o saneamento basico para a freguesia ( Mas vamos ter uma ETAR)[não percebemos ??]


Tendo dito para já, Será que nós habitantes da freguesia fomos consultados ou informados préviamente ? (NINGUÉM FOI)

Será que por sermos habitantes não temos poder de decisão sobre a construção de uma obra supostamente publica (OU SERÁ QUE SÓ É PUBLICA PARA SER CONSTRUIDA NUMA FREGUESIA ESQUECIDA NO TEMPO E NUMA ZONA AGRICOLA E ????????? OU MELHOR NO PAPEL ?????

SERÁ QUE O AR PURO E O ESPAÇO VERDEJANTE CEGOU OS MANDANTES E NÃO VIRAM QUE O LOCAL TEM MUITO PROXIMO HABITAÇÕES E CLARO QUE ESTE LOCAL É A PORTA DE ENTRADA DA FREGUESIA.

SERÁ QUE ALGUM RESPONSAVÉL PELO PROJECTO TEM ALGUMA ETAR CONSTRUIDA NO MEIO DA SUA FREGUESIA, EM FRENTE A SUA CASA OU DOS SEUS AMIGOS OU AINDA DOS FAMILIARES E PORQUE NÃO DOS VIZINHOS ????????????????

E ESTA EM, AMIGOS

Aqui deixo um sitio para verem fotos de etars para aqueles que ainda não conhecem !
http://www.oms.pt/galery/index.htm

10 comentários:

  1. tudo isto concordo a 100%, e digo mais:
    Existe demasiado silêncio para uma obra tão barulhenta !!

    ResponderEliminar
  2. Uma obra necessária e fundamental ao progresso, contudo porque Cabanelas? Porque a veiga de S. Gens? Eis as questões.
    Sei perfeitamente que as Etar's são fundamentais às populações, e quando bem tratadas os seus efeitos são mínimos, mas refuto vilmente a escolha do local. Todos sabemos que em nada irão servir as manifestações e demais demonstrações opostas a sua localização/construção. Espero contudo que pelo menos sirva a população com a criação de postos de trabalho e isenção de taxas de saneamento e lixo.
    Já agora dou os parabéns ao criador deste blogue e que o mesmo seja actualizado permanentemente

    ResponderEliminar
  3. DOU OS MEUS PARABENS AO CRIADOR (A) DESTE BLOG, EU MESMO JÁ TINHA COMEÇADO A TENTAR FAZER UM.
    QUE NESTE OU OUTRO BLOG, A SER CRIADO PARA DENUNCIAR, TUDO O QUE ESTA MAL NA NOSSA FREGUESIA

    ABAIXO A DITADURA INSTALADA, PELOS FAXISTAS DA FREGUESIA

    ResponderEliminar
  4. Obrigado amigos, deixo aqui um apelo a união de todos os nossos habitantes, que esqueçam as cores partidarias ou interesses pessoais, a freguesia é demasiado pequena, e não há espaço para esse tipo de interesses.
    Etar sim concordo, mas mais escondida e claro salvaguardar os interesses basicos de todos.

    ResponderEliminar
  5. Olá participem e mostrem a esses Senhores de poder Relativo, tais como Câmara e Àguas do Ave,que nós somos Gente, Vila Verde respira ar puro, nós como somos marceanos podemos respirar a merda dos outros, Porque não fazem uma obra de bem para Cabanelas, analisem que qualquer coisa de mal tem sítio de colocação, enderecem para Vila Verde que o Maior sem qualquer problema nem consulta, decide é em CABANELAS.
    Que mal lhe fizemos?
    Junto de sua habitação não existe sítio mais apropriado?
    Será que não existe interesses monetários?
    Será que as Águas do Ave filial das Águas de Portugal querem, tal como a casa mãe, colocar na veiga de S. Gens um saco azul?

    ResponderEliminar
  6. A manifestação é uma prova da indignação das pessoas pelas decisões insensatas dos responsáveis pela obra, mas além desta indignação da má escolha da localização da ETAR, da falta de bom senso dos responsáveis pelo projecto e das pessoas que deram pareceres favoráveis num local tão próximo das casas adiciona-se outra indignação... é ver no meio desta manifestação as pessoas que sabem de tudo desde início e nada fizeram para impedir esta obra. Não foram capazes de marcar uma sessão de esclarecimento e exporem a obra que estavam a projectar para Cabanelas, para que juntos iniciasse-mos uma luta contra a localização da mesma.

    Mas na altura talvez falassem mais alto interesses maiores... e agora têm a distinta lata de se misturarem no meio da manifestação, talvez para se rigozijarem da porcaria que fizeram... agora até lideram as manifestações. Será que acham que somos assim tão burros?????

    ResponderEliminar
  7. Burros? Não somos, apenas esperamos pela altura certa para dar o coice.

    Alem de serem conhecedores do caso e protagonistas do mesmo lideraram e apoiaram o projecto desde o inicio pela calada, ate foram para lisboa, para verem o andamento do projecto numa daquelas reuniões que so 2 ou 3 pessoas sabiam desde o Ano 2004.
    E ainda no dia em que vieram as maquinas para iniciarem as obras, não se encontravam na freguesia, vozes disseram "foi para Lisboa" Mas nesse dia amigos não jogava o Benfica .... :)))

    Posto isto, então pork fazer como Pilatos...
    Liderar a manifestação foi a cereja em cima do Bolo.

    ResponderEliminar
  8. Assim fica um bocado confuso.

    Há que começar a chamar os bois pelos nomes e apresentar provas do que se diz. Assim só se levantam suspeitas e não se esclarece ninguém.

    Não é atirar a pedra e enconder a mão.

    Muitos destes anónimos nunca fizeram a ponta de um corno para resolver coisa nenhuma em Cabanelas.
    Nunca disseram as coisas nos locais certos ou se juntaram para fazer alguma coisa.

    Ou também só souberam da Etar agora?

    ResponderEliminar
  9. Caro Amigo,

    Considera que fica confuso?... Eu diria que mais explicito é impossível, todos sabemos quem lidera as manifestações, todos sabemos quem são as pessoas que até nem sabiam da existência de 4 estudos e desde que apareceram documentos, até já sabiam e passaram a desmentir o anterior lider!!!!!

    Isto é vergonhoso, a única dúvida que fico no meio desta conversa toda é a seguinte: será que "os nossos" lideres nos consideram tão ignorantes que não conseguimos ver o que estão a tentar fazer (tapar o sol com a peneira) ou a ignorância deles é tão grande que não se apercebem que cada vez se incriminam mais??????????????

    "Há que começar e chamar os bois pelos nomes".. "ou também só souberam da ETAR agora?"... A resposta a esta pergunta é óbvia, somos muito poucos com bois em casa, logo muito poucos com acesso aos ministérios envolvidos no projecto desta obra e como uma obra destas tem muito pouca divulgação, por causa do lado negativo da mesma, tentam disfarçar. Nós teríamos acesso a esta informação se as pessoas que partiparam em todas as negociações tivessem sido correctas e honestas com a freguesia, tivessem deixado de olhar só para o seu próprio umbigo e nas contrapartidas que poderiam ter.

    ResponderEliminar
  10. Amigos,

    O João Machado sabia do ETAR e mandou mudá-lo para os terrenos da família (do pai e da tia).
    O primeiro local era no fundo do passal e não agradava ao Eskível.
    O João aproveitou a deixa e fez bom negócio.

    Acredito que os outros elementos da Junta da altura(Félix e J. Queiroz) andassem a nanar e fossem enganados.

    O Carreiras devia dizer logo tudo o que sabia, pois fez o jogo do primo (só às vezes).

    O PS só apresenta vigaristas: Peixoto, Machado e agora o Eskível. Está na hora de mudar e apresentar boa gente: João Paulo, Aires, Paula. Não daria uma lista de gente séria?
    Sou o Pedro P.

    ResponderEliminar